História do CEARPA MT


No Mato Grosso a história das Revendas de Defensivos se confunde com a própria história da agricultura tecnificada. Como o acompanhamento técnico por parte dos órgãos governamentais competentes era bastante deficiente, seja pela limitação financeira ou pela velocidade que se desenvolvia o Estado, as Revendas tornaram-se responsáveis por trazer profissionais especializados para ajudar os produtores rurais, oriundos de terras distantes, a transformar o Mato Grosso numa potência agrícola.

As revendas cresceram paralelamente com a agropecuária, transformando-se em grandes empregadoras de mão-de-obra especializada, não só de agrõnomos e técnicos agrícolas, mas também de profissionais das áreas administrativas e financeiras. Houve uma interferência muito importante na geração de renda de toda a sociedade, por meio dos empregos diretos e dos outros negócios agregados ao setor de revendas (transportes, comercialização de grãos, produção agrícola e pecuária e etc), gerando renda para a sociedade e impostos para o município.

Em 2000 foi criada a lei nº 9974/00 que torna as embalagens vazias de agrotóxicos, responsabilidade dos fabricantes e revendedoras destes produtos. Em função desta lei, nasceram as Associações de Revendas de Produtos Agropecuários
Em setembro de 2007, as Associações decidiram unir-se em todo o estado para assumir essa responsabilidade com mais força, organização e uniformidade, com o intuito de aumentar significativamente o índice do recolhimento das embalagens vazias de agrotóxicos do campo. Para tanto, foi criado em 14 de setembro, o CEARPA-MT, Conselho Estadual de Associações das Revendas de Produtos Agropecuários de Mato Grosso.
As Associações do estado passaram a adotar o nome CEARPA e padronizaram os seus estatutos e regimentos para falarem a mesma língua, em busca de colaborar ativamente com outros órgãos que atuam com o mesmo objetivo.

Preocupadas com o Meio Ambiente, as revendas, por meio dos CEARPAs, vêm semeando a consciência ambiental em todas as camadas da população, com eventos e palestras nas escolas. O Aquecimento Global passou a ser objeto de estudo e preocupação em todo o universo e em todas as áreas. Limpar o campo e conscientizar os produtores agropecuários da importância de cuidar da terra e das águas com mais responsabilidade tornou-se questão de urgência e emergência.

O CEARPA assumiu um compromisso com a mãe natureza e tem o objetivo de estimular a consciência de preservação e conservação do meio ambiente. Em Mato Grosso, os CEARPAs vestem esta camisa!

Itens Relacionados

Diretoria | Quem Somos | Onde Estamos

Galeria de Fotos


Links Úteis






© CEARPA MT - Todos os direitos reservados.
Conselho Estadual das Associações de Revendas de Produtos Agropecuários do Mato Grosso
Av. Miguel Sutil, 8000, Sala 1404 - Ed. Sta Rosa Tower
Santa Rosa - Cuiabá - MT

Desenvolvedor George Cavalcante (66) 9609-6563