Audiencia Publica em Diamantino



O CEARPA esteve presente ontem, dia 10 de novembro, na Audiência Pública realizada pelo Ministério Publico de Mato Grosso, na Câmara Municipal de Diamantino MT, cujo tema: "Utilização de Agrotóxicos, seus Componentes e Afins, na APA Nascentes do Rio Paraguai".

Também estavam presentes na audiência o conselho da APA, Produtores Rurais da região, representantes da APROSOJA, EMBRAPA, FAMATO, SINDICATO RURAL, médica da ANDEF entre outros.

O objetivo da realização da audiência foi para orientar, esclarecer, registrar as demandas da população, bem como buscar soluções e alternativas através de apresentações de pesquisas referente ao uso de defensivos agrícolas nas dependências da Área de Proteção Ambiental Estadual Nascentes do Rio Paraguai.

Foram realizadas palestras pelo Jackson - Professor do Curso de Saúde Coletiva da UFMT, Débora Calheiros – Pesquisadora da Embrapa cedida à UFMT, Flavio Fernandes – Pesquisador da Embrapa e Xico Graziano – Professor de Pós Graduação da FGV-AGRO.

"Muitas pesquisas apresentadas atualmente, direcionam para uma imagem do agronegócio baseado nos métodos de uso de defensivos de 1 e 2 geração usados nos anos 80 (cloro, mercúrio, enxofre, DDT, BHC, Detefon), houve uma evolução histórica nas tecnologias, no uso e aplicação de defensivos agrícolas, hoje os agricultores, que acompanham a evolução da tecnologia, estão cada vez mais utilizando produtos seletivos que aniquilam uma praga ou doença, mas não matam outros seres vivos, tais produtos químicos não podem nem ser chamados "agrotóxicos"[...] Os críticos dizem que o Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos. Correto, mas acontece que o Brasil tem uma das maiores áreas cultivadas do mundo em região tropical, portanto ele tem o maior consumo mundial de volume total de defensivos, mas quando você divide esse volume pela área plantada, descobre que o Japão gasta vinte vezes mais que o Brasil, em consumo de defensivos por hectare cultivado". Destaca o Professor de Pós Graduação da FGV-AGRO Xico Graziano.

Ao final da audiência pública, bem como aconteceu em outras regiões, nota-se a importância da união do setor e da população para conhecerem a realidade do agronegócio e discutirem o melhor a ser feito para a sociedade.


Tema: AUDIÊNCIA PUBLICA
Fonte: CEARPA MT
Notícia publicada por: CEARPA MT
11/11/2016 16:38:26




© CEARPA MT - Todos os direitos reservados.
Conselho Estadual das Associações de Revendas de Produtos Agropecuários do Mato Grosso
Av. Miguel Sutil, 8000, Sala 1404 - Ed. Sta Rosa Tower
Santa Rosa - Cuiabá - MT

Desenvolvedor George Cavalcante (66) 9609-6563